Dauá é indígena Puri natural do município de Paraíba do Sul (RJ), graduado em Educação do Campo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e fundador do Museu da Cultura Puri. Participou da criação do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND) e tem atuado no movimento indígena. Além de educador, é instrumentista e percursionista, contador e cantador de histórias, e escritor. Membro do Movimento de Ressurgência Puri – MRP.

Designed with WordPress

Museu da Cultura Puri

O Museu da Cultura Puri é um museu localizado na cidade do Rio de Janeiro, que conta com um acervo com cerca de 100 peças expostas, entre elas obras de arte e artefatos que contam um pouco da cultura da etnia indígena Puri, que por muitos anos foi considerada extinta, por conta da desterritorialização e perseguição sofrida. Neste sentido, o museu faz um trabalho inédito de reconstrução da história Puri, através de obras de arte e artefatos históricos de diversos indígenas.  A realização do Museu da Cultura Puri foi possível através do Edital “Povos Tradicionais Presentes RJ” do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

“Somos um museu que pretende expor parte da história brasileira até então extinta. Apresentamos a história das comunidades indígenas Puri, que têm incidência nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Isso é feito através das artes plásticas, literatura, fotografia, música e da língua tradicional puri, em conjunto com o compromisso com a natureza e o meio ambiente”

Site

Museu da Cultura Puri | museu | Rua Frei Caneca, 441 – Estácio, Rio de Janeiro – RJ, Brasil